As Origens do Karate

Esta história é para que os praticantes do Karate Yobukan saibam de onde “viemos”:

•  Índia (lutas indianas); China (lutas indianas, Dang-Su, Wu-Shu Kung-Fu, Pa-Kua com movimentos circulares, Tai-Chi-Chuan com movimentos lentos, Hsing-Yi e outras); na Coréia (Wan-Ra lutas chinesas, Wan-Ra-Do e Tae-Kwon-Do); no Japão (Jiu-Jitsu lutas chinesas, Kendo esgrima, Judo suave, Aikido energia, Kyudo arco, Iaido esgrima, Karate e outras).

•  Há mais ou menos 3000 anos na Índia havia lutas em forma de dança e no Egito havia técnicas parecidas com jiu-jitsu, há uns 2000 anos na Pérsia e no Japão também havia lutas parecidas com jiu-jitsu e há uns 1500 anos na China havia o Dang-Su;

•  As formas de auto-defesa são tão antigas quanto o próprio homem que sempre precisou defender-se e caçar para a sua sobrevivência; primeiro com paus e pedras, depois com arco, flecha, lança e foi desenvolvendo técnicas para o uso das armas, enfim o homem descobriu que poderia desenvolver-se melhor conhecendo a si mesmo, o adversário (tanto o homem quanto o animal), a natureza etc…

•  Antes de Cristo havia na Índia Pranayamas (expansão da bioenergia através de técnicas respiratórias), Shiva (nome do bailarino) Nataraja (rei dos bailarinos) Nyasa (identificação com as técnicas do seu professor) e Vajramusht (vajra=raio e musht=soco).

•  O “Do” provém de “Tao” que significa caminho. O Taoísmo baseia-se no “Tao Te King” (Livro do Caminho Perfeito) atribuído a Lao Tse (571-479 a.C.) e é uma das principais correntes filosóficas da China.

•  Outra corrente fundamental do Oriente é o Budismo introduzido por Sidharta Gautama (622 a.C.) nascido no norte da Índia e conhecido por Buda.

•  Bodhidarma (?470-543?), budista indiano, viajou até o mosteiro de Shaolin na província de Honan, onde introduz, em 520, o Budismo Zen; os primeiros traços do Tai-Chi-Chuan aparecem em Chenjiagou, no condado de Wenxian, província de Henan; no século VI no Tibet havia conhecimento de lutas e na China havia Monges Zen Budistas que praticavam movimentos de lutas para se exercitarem.

•  O Karate e as demais artes marciais atuais têm suas raízes mais remotas nos séculos V e VI antes de Cristo, quando se encontram os primeiros indícios de lutas na Ìndia. Esta luta era chamada “Vajramushti”, cuja tradução aproximada poderia ser “aquele cujo punho cerrado é inflexível”. Através de suas técnicas de luta Chuan-Fa e Nan-Fei-Chun, na China o (Shaolin) Shorinji Kenpo se difundiu, onde ainda continua popular até os dias de hoje. Ele cruzou o mar até (RyuKyu) Okinawa, onde provavelmente se misturou com as formas nativas com as quais mais se assemelhava.

•  Ryukyu (Okinawa), arquipélago situado a sudoeste do Japão e muito próximo do extremo norte de Taiwan, foi desde cedo terreno de disputas entre chineses e japoneses; no século VII o arquipélago Ryukyu foi invadido pelos chineses e até o século XIII esteve envolvido em guerra civil e no século XII em Okinawa já havia o Okinawa-Te; o rei Sho Hashi (1372-1439) conseguiu a unificação dos três reinos do território Ryukyu e instalou uma paz que durou dois séculos; uma das medidas impostas foi a proibição do uso de armas pelas classes inferiores e desde o século XIV os habitantes do arquipélago tiveram que prestar tributo à China.

•  Em 1609 o arquipélago foi atacado pelos japoneses do clã Shimazu, que já dominava Kyushu e que também passou a exigir tributo aos ilhéus, esta situação de duplo tributo à China e ao Japão prolongou-se até o século XIX; os Shimazu renovaram a proibição do uso de armas, desta vez à população em geral.

•  Desde 1609 até 1868, início do período Meiji, foi reforçada a ligação ao continente, nomeadamente à província chinesa de Fujian, onde floresciam os métodos de lutas chinesas normalmente disignadas por Kenpo (método dos punhos); no arquipélago tais métodos eram conhecidos por To-De.

•  Qualquer desses métodos era ensinado em absoluto segredo de mestre para discípulo.

•  Foi Itosu o responsável pela introdução da arte nas escolas públicas de Okinawa. Shuri-te foi o precursor dos estilos japoneses que eventualmente vieram a se chamar Shotokan , Shito Ryu e Isshin Ryu. Naha-te tornou-se popular devido aos esforços de Kanryo Higaonna (1852-1916). O principal professor de Higaonna foi Seisho Arakaki (1840-1920) e seu mais famoso aluno foi Chojun Miyagi (1888-1953). Miyagi também foi à China para estudar e mais tarde desenvolveu o estilo conhecido hoje por Goju Ryu. Tomari-te foi desenvolvido juntamente por Kosaku Matsumora (1829-1898) e Kosaku Oyadomari (1831-1905). Matsumora ensinou Chokki Motobu (1871-1944) e Oyadomari ensinou Chotoku Kyan (1870-1945) – dois dos mais famosos professores da época. Até então Tomari-te era largamente ensinado e influenciou tanto o Shuri-te como o Naha-te.

•  Shintaro Ogawa, recomendou ao Ministro da Educação para ser incluído na educação física (programa) da First Public High School of Okinawa Prefecture em 1902;

•  Em 1921, o então Príncipe Herdeiro Hirohito, em viagem para a Europa, fez escala em Okinawa e assistiu uma demonstração de karate, liderada por Funakoshi, e ficou muito impressionado. Por causa disso, no final desse mesmo ano, Funakoshi foi convidado para fazer uma demonstração de karate em Tokyo, numa Exibição Atlética Nacional. Ele aceitou imediatamente. Sua demonstração de kata foi um sucesso.

•  Em 1936 foi fundado o Karate Shotokan e em 1938 quase todos os cultores de Karate-Jutsu haviam modificado para Karate-Do;

•  O progresso técnico do karate se deu entre 1950 e 1960, caracterizando-se pela formação de técnicas, táticas e métodos de treinamento, particulares a cada estilo. A participação de grande número de colégios e universidades em competições de karate-do trouxe um renovado ímpeto para a prática desportiva desta arte e a elevou à nível nacional. No século XX no Japão havia o Karate-Do e em 1958 começa o Karate Esporte…

•  Derivado do To-De e do Okinawa-Te, ao ser introduzido no Japão, com a filosofia japonesa e mudanças feitas por Gichin Funakoshi passou a chamar-se Kara-Te.

•  Cidadãos chineses emigraram para as ilhas de Okinawa e mesclando com as lutas nativas novos sistemas se desenvolveram. O nome genérico dado às formas de luta de Okinawa foi “Te”, que significa “mão”. Haviam três principais núcleos de “Te” em Okinawa. Estes núcleos eram as cidades de Shuri, Naha e Tomari. Conseqüentemente os três estilos básicos tornaram-se conhecidos como Shuri-te , Naha-te e Tomari-te. O primeiro deles, Shuri-te , veio a ser ensinado por Sakugawa (1733-1815), que ensinou >>> Sokon “Bushi” Matsumura (1808-1895), e que por sua vez ensinou >>> YasutsuneItosu (?Tomari-te?) (1830-1915) e Yoshitsune Azato (1827-1906) que ensinaram >>> Gichin Funakoshi (1868-1957) que ensinou >>> Egami, Hidetaka Nishiyama[Tradicional-EUA], Hironori Ohtsuka [fundou o Wado-Ryu], Kamata, Obata, Yoshitaka (Gigo) Funakoshi [filho] e Masatoshi Nakayama [JKA-NKK] (1913-1987) >>> Enoeda [Escócia], Kanazawa [criou em 1977 a SKI-Inglaterra], Kase [França], Miyazaki [Bélgica], Ochi [Alemanha], Shirai [Itália], Sugimura [Suíça], Taiji Kase [Europa], Hiroshi Shoji [Japão], Teruyuki Okazaki [ISKF- EUA] >>> Juichi Sagara [ASKT-São Paulo-SP-Brasil] (1934-2001) >>> Aldo Lubes [Kodokan-Curitiba-PR-Brasil], Antonio Roberto Espósito (em memória) [Curitiba-PR-Brasil], Edgar Ferraz [CBK-São Paulo-SP-Brasil], Edson Fujinori Nakama [ASKT-ISKF-São Paulo-SP-Brasil], Jonery Henrique dos Santos [Yobukan-Curitiba-PR-Brasil], Júlio Arai [Curitiba-PR-Brasil] e Norio Haritani  (em memória) [Associação Londrinense de Karate-PR-Brasil].

•  Milhares de caratecas da América do Sul treinaram e/ou tiveram a supervisão técnica de Juichi Sagara.

•  Alguns alunos que treinaram com Lubes : Edson Itaru Kaminagakura [UEPG-Ponta Grossa-PR-Brasil], Jonery Henrique dos Santos [Yobukan-Curitiba-PR-Brasil], Jorge Alberto Villas Boas [PUC-Curitiba-PR-Brasil] e Wilton Osório [Porto União-SC-Brasil].

•  Em meados dos anos 70 Julio Arai se desvinculou de Juichi Sagara e passou a ter a supervisão de Okuda [São Paulo-SP-Brasil], recém chegado do Japão. Treinam e/ou treinaram com Arai: Adão Pedroso [Brasil], Gilberto Gaertner [Tradicional-Curitiba-PR-Brasil] e Silvério [CBKS-Curitiba-PR-Brasil].

•  No início dos anos 80 Jonery Henrique dos Santos desvinculou-se de Aldo Lubes e passou a ter a supervisão direta de Juichi Sagara e a pedido dele treinava também com Ricardo Carvalho de Araújo [Londrina-PR-Brasil] que havia recém chegado do Japão onde ficara por 5 anos treinando na Universidade Takudai onde foi Bi-Campeão Universitário, título inédito para um não japonês.

•  No começo dos anos 80 vieram treinar com Jonery: Rui Marçal e Maria Cristina Kosinski (em memória) que treinavam com Espósito (em memória); Adão Pedroso, que havia treinado com Arai e Lubes, para onde voltou após um período; Jesomir Uba Filho, Kaminagakura e Villas Boas que haviam treinado com Lubes.

•  Em meados dos anos 80 Villas Boas se desvinculou de Jonery e passou a treinar somente com Ricardo Carvalho. Nos anos 90 Ricardo Carvalho voltou a morar no Japão.

•  Alguns alunos que treinaram com Norio Haritani (em memória): Rubens Cauduro, Koken, Luiz da Silveira, Maeda, Mário Okuyama (em memória) e Paulo Tadeu Machado.

•  Instrutores que treinam com Jonery [Yobukan-Brasil]: Carlos Alberto Pachaly [CMP-Curitiba-PR-Brasil], Cristiano Koerbel do Livramento [CMP-Curitiba-PR-Brasil], Edson Itaru Kaminagakura [Brasil], Henrique César da Rosa Benites [Clube Duque de Caxias-Curitiba-PR-Brasil], Mário Ronei Bento [Academia Águas Claras-Goioerê-PR-Brasil], Pedro Henrique Recchia dos Santos [CMP-Curitiba-PR-Brasil] e Zito Correa dos Santos [Academia Águas Claras-Moreira Sales-PR-Brasil].

•  Instrutores que treinaram com Jonery [Yobukan-Brasil]: Álvaro Luiz Martins [Brasil] até o começo dos anos 90, Célio Dal Corso Violada [Brasil] até 2004, Celso Grigoletti [Brasil] até 2003, Celso Pereira Soares [Paraná Clube-Curitiba-PR-Brasil], Edir Coelho [Brasil] até o final dos anos 80, Elias Andrade de Jesus [Brasil] até setembro de 1991, Frederice Sanir Pugsley Branco [Brasil] até março de 1991, Jesomir Uba Filho [Brasil] até 2002, João Batista Vianei Cardoso [Brasil] até 1986, João Matos de Jesus [Brasil] até o começo dos anos 90, Jorge Alberto Villas Boas [PUC-Curitiba-PR-Brasil] até meados dos anos 80,  José Geraldo Barcellos Filho [Escola Municipal Albert Schweitzer-Curitiba-PR-Brasil], Júlio César Bassan [Curitiba-PR-Brasil] até 1991 e de setembro de 1997 até 2002, Keith Mary Sato [CMP-Curitiba-PR-Brasil], Luciana Toledo Soares [Paraná Clube-Curitiba-Brasil], Luciano Jorge [Águas Claras-Campo Mourão-PR-Brasil] até 2006, Luiz Antonio Bussola [Águas Claras-Goioerê-PR-Brasil] até 2004, Márcio Cassab de Lacerda [Brasil], Márcio Muniz [México] até 2006, Marco Antonio dos Santos Ferreira [Brasil], Osvalter Urbinati Filho [CMP-Curitiba-PR-Brasil], Roney José Alberti [Curitiba-PR-Brasil] até 1999, Rui Francisco Martins Marçal [Brasil] até 2002, Salete Vaz Londre [Brasil] até 2003, Samuel César dos Santos Ferreira [Brasil] até 2002, Sebastião de Souza Neves [Teófilo Otoni-MG-Brasil] até o final dos anos 80 e Valdir Antunes [Rio Negrinho-SC-Brasil] até 1990.

•  Daqui para a frente, creio que já esteja acontecendo, provavelmente haverá mudanças na mecânica dos movimentos e o karate com posições bonitas, com boa postura e com a beleza dos movimentos, talvez mude muito para uma espécie de karate “feio” com técnicas “tortas e sem postura”, isso por causa dos estudos com o uso da aplicação de eletrodos no corpo humano e o computador analisando os fundamentos, os ângulos dos golpes e defesas mais eficazes, enfim… é a Biomecânica… é o futuro…

•  Aí quando vier um interessado em praticar o karate, perguntaremos: Você quer o karate bonito ou o karate “feio”? Você quer o karate esporte… ou o karate defesa pessoal… ou o karate budo… ou… E a escolha será de acordo com o objetivo de cada um.

•  “Quanto mais nos especializamos mais vasto se torna o campo para a aprendizagem. As coisas vão se subdividindo cada vez mais tanto para o micro cosmos quanto para o macro cosmos”.


Texto: AS ORIGENS DO KARATE

Autor: Jonery Henrique dos Santos – www.yobukan.com.br
Professor de Educação Física – CREF 00937-G/PR
Pós-Graduado em Ciência da Musculação e da Preparação Física

YobukanOss