Por que Criei a Auto-Defesa?

Após 28 anos ensinando Karate Shotokan convivi com alunos impetuosos, fortes espiritualmente, fracos fisicamente, rápidos, lentos, agressivos, alunos que querem e adoram aprender, outros que só desaprendem, crianças, jovens, pessoas maduras, velhos, altos, baixos, calmos, nervosos. Alunos que gostam de estar em grupo outros que se pudessem teriam aulas via telão… Alunos que honram sua faixa e outros que invertem conceitos. Os domingueiros, os assíduos, os sumidos, os arroz de festa, pacientes, imediatistas, gordos, magros, tímidos, expansivos, raçudos, molengas, ”bons ouvidos” e “ouvidos tapados” e por aí vai…

Um dia percebi que para atender esta gente toda só tínhamos disponível a velha, boa e comprovada forma que era o Karate Yobukan. Disse “era“ porque nestes 28 anos o mundo mudou. E como!!!

O homem já vinha alterando a genética humana e vegetal, chegando perto da solução para a AIDS, a humanidade dobra o conhecimento a cada pouco tempo… e nós continuávamos os mesmos!!!

Então, criei a Auto-Defesa Yobukan.

É para o homem mais maduro que quer “bater bola“ sem contusões. É para o jovem estudante que quer e precisa desanuviar as tensões dos estudos. É o executivo querendo aprender a se defender sem ter que se “matar”. É pra senhora que curte um bom alongamento num ambiente descontraído e companheiro. É pra criança que sonha ser Karate Kid ou Bruce Lee e vai ver de perto gente fazendo coisas incríveis aprendendo ao mesmo tempo valores humanos, éticos, e tendo seus sonhos respeitados. É para o pai que cuida das crianças e quer treinar junto com os filhos. É para o jovem casal de namorados que vai construir uma família e tudo que não quer é “suar sangue“. É para o menino e pra menina talentosos que querem evolução rápida e segura bem ao gosto “século 21“. É para o “guerreiro do Karate” que alcançado pela idade não ousa largar a faixa mas seus joelhos já não agüentam mais fazer 150 agachamentos e 70 patinhos. É para o “homem-agenda” que só pode treinar 2 vezes por semana e não cogita demorar 15 anos até envergar a almejada faixa preta. É para pessoas que “têm o oriente no coração“ e podem então compartilhar uma sólida convivência com fundamentos de envergadura moral e filosófica bem ao gosto oriental. É para o cara que se preocupa com o bem estar físico e ao mesmo tempo quer ensaiar “uns golpes“. É para o profissional que trabalha em ambientes rigorosos e deseja “soltar a cabeça“. É para os pais preocupados em ofertar ao filho um passatempo saudável e produtivo moralmente… enfim… as pessoas são diferentes umas das outras. Ainda bem!!!

Então para esta classe de pessoas disponibilizamos a Auto-Defesa Yobukan.

Experiência, conhecimento, efetividade e filosofia ofertados num ensino “light”, pedagógica e fisicamente adaptável. É a forma correta para congregar uma classe crescente de pessoas que reconhece o valor das artes marciais mas não se “sintoniza“ com determinados aspectos do ensino tradicional. É a forma que respeita a idade, a vontade e a aptidão das pessoas de uma forma geral sem que para isto tenham que “ser atletas“.
Texto: POR QUE CRIEI A AUTO-DEFESA YOBUKAN?
Autor: Jonery Henrique dos Santos – www.yobukan.com.br
Professor de Educação Física – CREF 00937-G/PR
Pós-Graduado em Ciência da Musculação e da Preparação Física

YobukanOss