Perguntas e Respostas

1. O aluno é faixa preta do 1° Grau em Auto-Defesa Yobukan e vai treinar junto com os alunos do karate?
R.: Sim, no karate o aluno já treina com pessoas de todas as idades e faixas diferentes. É nossa melhor alternativa no momento, pelo menos até termos um grupo nessa nova modalidade. Numa circunstância futura provavelmente teremos classes distintas de aulas onde os alunos poderão optar por treinar só o Karate, só a Auto-Defesa ou as duas categorias se estiver regularmente habilitado para tal.

 

2. O aluno é faixa vermelha do Karate e vai fazer exame para a faixa laranja da Auto-Defesa Yobukan, esse aluno vai treinar com a faixa laranja?
R.: Sim, a faixa da Auto-Defesa terá uma “marca” pra diferenciá-la. O aluno que treinar ao mesmo tempo Karate e Auto-Defesa usará somente uma marca na faixa para diferenciá-lo e o aluno que treinar somente Auto-Defesa Yobukan usará uma marca na faixa e um emblema da Auto-Defesa no kimono.

 

3. As técnicas dos alunos da Auto-Defesa Yobukan não ficarão feias? Não pode até prejudicar o nome YOBUKAN?
R.: Haverá diferença é claro, assim como no Karate também existem as diferenças. Dois alunos da mesma faixa as vezes têm uma grande diferença na performance técnica, física e mental de cada um. Tem alunos que com poucas aulas já fazem o que outros precisam do dobro, e até do triplo das aulas. Veja o karate por aí fora, o pior dos nossos alunos da Auto-Defesa Yobukan, se comparado, poderá ser melhor do que muitos alunos do Karate de outras academias. Isto abre a possibilidade de alunos tecnicamente talentosos evoluírem rapidamente sem ter que cumprir um roteiro demasiado longo e pedagógico. Isto auxilia na retenção de valores humanos que diariamente se perdem por não se encaixarem na rigidez dos regulamentos e requisitos do Karate Yobukan. Há o caso clássico dos alunos que apreciam competir porém detestam fundamentos e os que não querem competir porém apreciam treinar fundamentos etc… Sabemos que nunca conseguiremos agradar a todos o tempo todo mas é nosso dever contemplar os mais novos e os mais velhos, os mais talentosos e os menos, os mais impetuosos e os mais tranqüilos, e assim por diante. A Auto-Defesa Yobukan vem ao encontro da necessidade de suprirmos um segmento de mercado exigente e que quer ter acesso ao conhecimento desenvolvido e acumulado nestes 31 anos de experiência pela Yobukan, porém sem ter que treinar outros “31 anos“ para chegar a tanto.

 

4. Essa idéia da Auto-Defesa Yobukan não pode acabar dando errada?
R.: Só iremos saber colocando-a em prática. Jamais desisto antes de tentar. Já imaginou deixar de fazer “coisas” por que poderiam dar erradas?

 

5. As rotinas nos treinos individuais e em duplas não serão prejudicadas pela diferença de qualidade que os praticantes demonstrarão?
R.: Isso já acontece normalmente no Karate. Aprendemos com erros e acertos. Quando treinamos com um faixa novo “ruim” temos que ficar mais alertas porque eles farão movimentos inesperados e é mais fácil um novo machucar um antigo do que vice-versa; assim sendo nos preparamos melhor com um “mal necessário”. Na prática quem é graduado no Karate deverá confirmar sua qualidade nas rotinas para auxiliar com sucesso a ascensão segura do aluno de Auto-Defesa via exemplo. Desta feita, o aluno da Auto-Defesa se sentirá encorajado a continuar sua caminhada na modalidade que optou.

 

6. Se eu tenho o conhecimento do Karate Yobukan porque devo fazer exame para a Auto-Defesa Yobukan?
R.: Não deve. A escolha é de cada um, podendo, se quiser, desenvolver os dois ao mesmo tempo. O aluno da Auto-Defesa terá mais informações devido as faixas “adiantadas”, apenas não terá o número de horas/aulas praticadas como o do Karate. Trata-se de uma formação mais rápida, porém sobre a qual não se pode afirmar que seja menos efetiva em termos de qualidade na aplicação, evolução e percepção do Budo ou no condicionamento físico. Dependerá apenas do praticante.

 

7. Como carateca devo incentivar os alunos do Karate Yobukan a fazerem os exames da Auto-Defesa Yobukan?
R.: Não com palavras, mas sim com o exemplo, e se quiser.

 

8. Irá mudar alguma coisa quanto ao Karate Yobukan com a implantação dessa nova modalidade?
R.: Não, o Karate Yobukan continuará igual. Dias atrás um aluno de outra academia me contatou por e-mail, dizendo que queria treinar conosco. Veio até a academia e conversamos, expliquei a ele que teria que usar a faixa branca e se adaptar conforme sempre fizemos. Na federação continuaria com a mesma faixa e ainda pagaria mais barata a mensalidade devido a ser faixa branca. Dias depois veio o pai do rapaz, que também já havia treinado Karate e disse que nunca viu isso… foi difícil mas consegui explicar que na Yobukan temos faixas a mais e o rapaz teria que se adaptar e tudo mais. Nunca mais apareceram. Entendam que perdemos receita da academia por agirmos desta forma rigorosa enquanto que outras academias aceitam esses alunos com a mesma faixa. Esse aluno poderá ser aceito em nossa academia na Auto-Defesa Yobukan com a mesma faixa a qual conquistou em outro local.

 

9. Com qual faixa o aluno se filiará na Federação de Karate e participará de campeonatos?
R.: Com a faixa do Karate ou da Auto-Defesa, o aluno é quem decide.

 

10. Como já não tenho mais aquela disposição pra treinar o Karate Yobukan, como faço pra passar para a Auto-Defesa Yobukan?
R.: É, essa é uma das razões da criação dessa nova modalidade de lutas. Muitos alunos antigos com mais de 40 ou 50 anos acabam parando de praticar o Karate e migram para Tai-Chi-Chuan, Yôga etc. Na Auto-Defesa Yobukan eles poderiam continuar praticando esse “Karate mais light” sem deixar o nosso grupo.

 

“Todo ser humano reluta muito em mudar, mas a única certeza que temos nos dias de hoje é a de que haverá mudanças e mais mudanças daqui pra frente”

“Se você não quer ser criticado: não diga nada, não faça nada e não mude nada…”

Texto: AUTO-DEFESA YOBUKAN – Perguntas e Respostas
Autor: Jonery Henrique dos Santos – www.yobukan.com.br
Professor de Educação Física – CREF 00937-G/PR
Pós-Graduado em Ciência da Musculação e da Preparação Física
YobukanOss