História da Yobukan

Yobukan, escola dos guerreiros positivos, corretos, iluminados, nome este dado pelo professor Juichi Sagara (1934-2001), que residiu em São Paulo e foi um dos introdutores do karate no Brasil.

Em 21 de novembro de 1977 o professor Jonery Henrique dos Santos começa seus ensinamentos no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Curitiba, iniciando-se assim a Yobukan.
O professor Jonery estava se formando em educação física e já dava aulas de karate desde 1976 na kodokan de Curitiba. Com o aprendizado da Faculdade de Educação Física passou a ensinar os fundamentos do karate Shotokan, que é o mesmo até hoje, só que com a forma de ensino do professor Jonery. Por exemplo: a Yobukan cobra um mínimo de horas/aulas de treinamento para cada exame de faixa, e não somente carência de tempo, o fundamento (kihon), a luta (kumite) e a forma (kata), foram adaptados conforme as duas faixas, cinza e azul, implantadas pelo professor Jonery. Foram colocados dois kyus (classificação das faixas coloridas) a mais, diminuindo assim as desistências dos faixas amarelas para cima, e melhorando o desempenho dos mesmos. Na época as primeiras faixas cinzas, “inventadas” em 1980 pelo professor Jonery, eram mandadas fazer mas custavam muito caro por causa das muitas costuras, depois se passou a tingir as brancas para cinzas, e hoje já se encontram em lojas de artigos desportivos. Inclusive hoje em dia em outros locais usam a faixa cinza no judo e no karate. Mais tarde após algumas críticas de professores de outras academias descobriu-se que no Japão também se usava e usa-se nove kyus (com a faixa branca) em algumas escolas. Na época o professor Jonery tirou uma cópia de uma página do livro Best Karate de Masatoshi Nakayama e colocou-a em edital para que os alunos compreendessem mais facilmente a existência de mais kyus em nosso karate shotokan.

A Yobukan pode-se dizer que é o karate shotokan/yobukan, sem pretensão nenhuma de chamar de estilo. É sim um método (MÉTODO YOBUKAN) para desenvolver, controlar, organizar e facilitar o aprendizado. Com isto a Yobukan conseguiu grandes resultados no budo e em competições. Até 2001 a Yobukan tinha a supervisão técnica do professor Juichi Sagara (em memória), e através dele estava vinculada à A.N.H. (Associação Novo Horizonte), Organização Seibu-Kan NKK do Brasil, ASKT (Associação Shotokan de Karate Tridimensional), ISKF (International Shotokan Karate Federation) e a JKA (Japan Karate Association).

Grande parte do desenvolvimento do karate Yobukan se deve ao professor Ricardo Carvalho de Araújo, que nos dava treinos especiais e nos passou muito do que aprendeu nos cinco anos que ficou no Japão, inclusive ele foi bi-campeão japonês universitário, título inédito para um não japonês. Na época poucos aguentavam o árduo treinamento ministrado pelo professor Ricardo, o qual falou, num dos treinos, que estava feliz em ver que na Yobukan os alunos mereciam a faixa em que estavam. Isso fez com que o professor Jonery seguisse firme e com mais determinação ainda atrás das suas metas.

Em 1983 foi fundada pelo professor Jonery Henrique dos Santos e sua esposa Sandra Mara Recchia dos Santos a Academia Yobukan Ltda. – ME.

A Associados Yobukan é composta pelas afiliadas: escolas, academias, associações e clubes onde o professor Jonery dá treinamento, coordena ou supervisiona o karate.

Texto: HISTÓRIA DA YOBUKAN
Autor: Jonery Henrique dos Santos – www.yobukan.com.br
Professor de Educação Física – CREF 00937-G/PR
Pós-Graduado em Ciência da Musculação e da Preparação Física

YobukanOss