Kihon

São processos pedagógicos onde o praticante aprende o básico que apóia toda a estrutura técnica e física. Na prática dos fundamentos é quando se deve aprimorar os detalhes técnicos. É o alicerce para todos os demais treinamentos que advirão com o crescente aumento do nível técnico do praticante. Sendo exercícios básicos, onde se firmarão todos os outros, é preciso uma repetição diária e constante para se adquirir força, velocidade, coordenação, resistência etc., que são necessárias para o aprimoramento do kata e do kumite. Sempre que o professor colocar a palavra Kihon na frente de outra palavra, quer dizer que deve ser feito o fundamento perfeito como num exame de faixa, colocando sempre em primeiro lugar a técnica bem executada, em segundo lugar a força e por último a velocidade. Nunca fazer veloz sem a força e nunca fazer forte sem a técnica correta.
POSIÇÕES DE PERNAS (bases)
1. Ashi-dachi = em pé, com perna levemente dobrada e somente um dos pés no chão, como numa preparação para chutar;
2. Fudo-dachi ou Sochin-dachi = é como um kiba-dachi torcido, os pés em duas linhas frontais com a largura dos ombros, como no zenkutsu-dachi, com as pernas dobradas, os joelhos forçando para fora e 50% do peso do corpo em cada perna;
3. Gyaku-hammi = um pé de distância menor que o zenkutsu-dachi, em duas linhas frontais com a largura dos ombros, sem forçar o joelho anterior para a frente, as pontas de ambos os pés para a frente, com 50% do peso do corpo em cada perna, o quadril da perna da frente forçando para trás e o da perna detrás forçando para frente;
4. Hachiji-dachi = em pé em uma linha lateral, com os pés separados na largura dos ombros, com as pontas levemente para fora a mais ou menos 45° e pernas estendidas;
5. Hangetsu-dachi = em duas linhas frontais na largura dos ombros, um pé de distância menor que o zenkutsu-dachi, forçando a ponta do pé da frente para dentro a mais ou menos 45° e o detrás para a frente, pernas dobradas com 50% do peso do corpo em cada e a força dos joelhos para dentro;
6. Heiko-dachi = em pé em uma linha lateral, pés paralelos separados na largura dos ombros e com as pernas estendidas;
7. Heisoku-dachi = em pé com pés unidos e pernas estendidas;
8. Hizakutsu-dachi = em uma linha frontal com a perna da frente dobrada e a detrás estendida, é como um zenkutsu-dachi em linha e o máximo do peso na perna da frente, como no uchi-komi do heian godan;
9. Kiba-dachi = em uma linha lateral, pés paralelos com pernas dobradas e 50% do peso do corpo em cada e duas larguras dos ombros entre os pés;
10. Kokutsu-dachi = em uma linha frontal, um pé à frente com a perna levemente dobrada e 30% do peso, a outra perna dobrada atrás com 70% do peso do corpo e o pé apontando para o lado a 90°;
11. Kosa-dachi = pernas bem dobradas e cruzadas, o pé anterior com a planta toda no chão e o detrás somente com a ponta e a parte de baixo dos dedos no chão;
12. Musubi-dachi = em pé, calcanhares unidos com as pontas dos pés separadas e pernas estendidas;
13. Neko-ashi-dachi = em uma linha frontal, é como a renoji-dachi só que com as pernas bem dobradas, o peso quase total na perna detrás e o pé da frente somente com a ponta no chão;
14. Renoji-dachi = em uma linha frontal (em L) com as pernas estendidas, um pé apontando à frente com a distância de um pé entre o calcanhar anterior e o posterior, o pé detrás apontando para o lado e levemente para a frente a mais ou menos 45°;
15. Sanchin-dachi = em duas linhas frontais com a largura entre os pés igual a dos ombros, o pé da frente com a ponta para dentro e um pé de distância à frente do detrás, o pé posterior com a ponta para a frente, as pernas levemente dobradas e a força dos joelhos para dentro;
16. Shiko-dachi = é como o kiba-dachi, só que com as pontas dos pés apontando para fora;
17. Shizentai = posição natural em pé;
18. Teiji-dachi = em uma linha frontal (em T) com as pernas estendidas, um pé apontando à frente com a distância de um pé entre o calcanhar anterior e o centro do pé detrás que aponta para o lado a 45 °;
19. Uchi-hachiji-dachi = em uma linha lateral e os pés separados na largura dos ombros, com as pontas levemente para dentro e pernas estendidas;
20. Zenkutsu-dachi = em duas linhas frontais, uma perna dobrada à frente com 60% do peso do corpo e outra estendida atrás com 40% do peso do corpo, largura dos ombros entre os pés, comprimento equivalente a duas larguras e pontas dos pés a mais ou menos 45° em paralelo;

TÉCNICAS DE PÉS E MÃOS (ashi e te-waza)
1. Age-uke = defesa para o rosto, é para cima e para o lado;
2. Age-zuki = soco subindo;
3. Awase-zuki = golpe em U, o braço referente à perna que está à frente bate ura-zuki e o outro bate jodan-zuki;
4. Embusen = caminho que se percorre executando o kata;
5. Gedan-barai = defesa para a cintura e abaixo, o movimento é para baixo, para frente e para o lado;
6. Gyaku-zuki = soco com o braço contrário da perna que está à frente;
7. Haishu-uke = defesa com as costas da mão, por exemplo: heian-yondan;
8. Haisoku = peito do pé, usado no chute baixo e circular;
9. Haito = parte oposta da faca da mão;
10. Heiko-zuki = dois socos paralelos e na mesma altura;
11. Hiraken = nós das segundas falanges dos dedos;
12. Hiza-gashira = hiza-geri = hitsui = golpe com o joelho;
13. Ippon-nukite = ponta de um dedo;
14. Ippon-Ken = nó da segunda falange do dedo indicador projetada e outros dedos como no seiken, por exemplo: hangetsu;
15. Kagi-zuki = soco executado para o lado com o ante-braço paralelo ao tórax e ao solo (mizu-nagare);
16. Kakato = calcanhar, usado para chutes para trás, por exemplo: ushiro-geri e ura-mawashi-geri;
17. Kake-uke = defesa com a faca da mão com as pontas dos dedos na horizontal, por exemplo: tekki-shodan e heian-godan;
18. Kakuto = serve para atacar o queixo, maxilar e axilas;
19. Keito (crista de galo) = mesma utilização do kakuto;
20. Kentsui ou tetsui = martelo da mão, por exemplo: heian shodan;
21. Kizami-zuki = soco com o braço da frente e os quadris de lado, avançando o pé da frente;
22. Koshi = quadril e também parte debaixo dos dedos, usada no chute frontal e circular; por exemplo: mae-geri e mawashi-geri;
23. Kumade = pata de urso, como no hiraken, só que bate com a palma da mão e dedos dobrados;
24. Mawashi-zuki = soco circular;
25. Morote-uke = defesa dupla, é um uchi-uke onde a mão do hikite é dirigida na mesma direção da defesa para aumentar a força e fazer a alavanca;
26. Nagashi-zuki = soco com o braço da frente executado com esquiva (tai-sabaki) e uma forte rotação dos quadris;
27. Nakadaka-Ken = nó da segunda falange do dedo médio projetada e outros dedos como no seiken;
28. Nihon-nukite = pontas de dois dedos;
29. Nukite = pontas dos dedos;
30. Oi-zuki = soco avançando com o braço do mesmo lado da perna que avança;
31. Otoshi-uke = defesa para baixo com ante-braço na horizontal;
32. Seiken = mão fechada = punho cerrado;
33. Seiryuto = serve para atacar a face e as clavículas;
34. Shihon-nukite = pontas dos quatro dedos;
35. Shuto = faca da mão;
36. Shuto-uke = defesa com a faca da mão;
37. Sokuto = faca do pé, usada para chutes laterais e pisões, por exemplo: yoko-geri, fumikiri e fumikomi;
38. Soto-uke = defesa para o tronco, na horizontal e para dentro, com o ante-braço na vertical;
39. Tate-shuto = defesa com a faca da mão e as pontas dos dedos para cima;
40. Tate-zuki = soco com o punho na vertical;
41. Teisho = serve como ataque e defesa, é a bola da palma da mão;
42. Teisoku = planta do pé, usada para chutes e defesas circulares, por exemplo: mikazuki-geri;
43. Tetsui ou kentsui = martelo da mão;
44. Tsukami-uke = defesa usada para agarrar, por exemplo: tekki-nidan;
45. Uchi-uke = defesa para o tronco, na horizontal e para fora, com o ante-braço na vertical;
46. Ura-mawashi-geri = chute circular invertido;
47. Ura-zuki = soco de baixo para cima com o braço dobrado e o cotovelo junto ao corpo;
48. Uraken-uke = defesa com as costas da mão fechada;
49. Uraken-uchi = ataque em percussão com as costas da mão fechada;
50. Washide = bico de águia, juntando as pontas dos dedos;
51. Yama-zuki = golpe em U largo, é uma variação do awase-zuki, um braço bate gedan-ura-zuki e outro jodan-zuki.

Texto: KARATE SHOTOKAN – KIHON
Autor: Jonery Henrique dos Santos – www.yobukan.com.br
Professor de Educação Física – CREF 00937-G/PR
Pós-Graduado em Ciência da Musculação e da Preparação Física

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