Shotokan

“Karate Ni Sente Nashi” = No karate não existe agressão

(o objetivo é conter o espírito de agressão)

* Neste estilo de karate o aluno é cobrado de acordo com os objetivos técnicos e filosóficos do Japão, e sob esse ponto de vista existem muitas diferenças entre o Karate Shotokan e as formas de Karate Moderno.

* O Karate Shotokan é uma arte de auto-defesa sem armas, utiliza o conceito de golpe único e tem como objetivo o auto-aperfeiçoamento através do desenvolvimento e controle do Ki (“espírito”) – Shin (mente – emoções “coração”) – Tai (corpo). Começa-se dominando o corpo, depois a mente e coração, e aí entra-se nesse algo a mais que “manda” a mente mandar… Isso exige uma dinâmica corporal e mental diferente de outros princípios de lutas, as quais praticam socos e chutes usados em competições e são pontuados pela velocidade e/ou pelo contato e não pela forma de execução. Parecem semelhantes mas as diferenças são acentuadas. O Karate Shotokan prepara a pessoa para vencer qualquer adversário, não importando o seu biótipo físico.

* Em 1936 foi criado o primeiro Dojo Oficial independente de Karate-Do e devido aos feitos do mestre Gichin Funakoshi foi batizado com o nome de SHOTO-KAN, e com isso foi incorporado definitivamente o karate às antigas artes do Budo, adaptando-o técnica e filosoficamente ao Japão. O prédio foi feito de doações particulares e uma placa foi pendurada sobre a entrada e dizia: “Shotokan”.

* O Tigre foi pintado pelo grande artista japonês Hoan Kosugi. Para honra-lo Gichin Funakoshi usou-o na capa do seu primeiro livro para simbolizar força, agilidade e coragem. A irregularidade do círculo indica que ele foi provavelmente pintado com uma só pincelada.

* Esse nome dado ao Shotokan Karate Dojo foi uma homenagem de seus alunos.

* Gichin Funakoshi além de Mestre de Karate-Do, era também um poeta e quando escrevia seus poemas usava o pseudônimo de SHOTO. Ele usava este nome porque a cidade nativa de Shuri, local do seu nascimento, era rodeada por colinas com florestas de pinheiros (Ryukyu) e vegetação subtropical. Entre elas estava o Monte Torao que significa: “cauda de tigre” e era particularmente adequada porque a montanha era estreita e tão densamente arborizada que realmente, quando vista de longe, tinha a aparência de uma cauda de tigre. Quando dispunha de tempo costumava caminhar pelo Monte Torao, as vezes a noite quando a lua era cheia ou quando o céu estava tão claro que se podia ficar sob uma cobertura de estrelas. Nessas ocasiões podia-se ver as ondas e ouvir o farfalhar dos pinheiros causados pelo vento.

* Shoto = ondas e farfalhar do vento nos pinheiros do litoral do Japão = apelido do mestre.

* Kan = casa, escola ou associação.

* SHOTOKAN = escola de Funakoshi.
Texto: KARATE SHOTOKAN – SHOTOKAN
Autor: Jonery Henrique dos Santos – www.yobukan.com.br
Professor de Educação Física – CREF 00937-G/PR
Pós-Graduado em Ciência da Musculação e da Preparação Física

YobukanOss